Speaking Brazilian Podcast

How to Use the Future Tense in Brazilian Portuguese | Speaking Brazilian

January 16, 2019

Read the entire transcription of this episode below. :)

Start learning Brazilian Portuguese today! Take advantage of all the free resources offered by Speaking Brazilian Language School:

Mini-course in pronunciation: http://bit.ly/sbminicourse

Weekly YouTube lessons: youtube.com/speakingbrazilian

Daily tips on Instagram: instagram.com/speaking.brazilian.school

Facebook page: facebook.com/speakingbrazilianschool

*

Transcription of the episode:

Olá. Eu sou a Virginia.

Neste vídeo, você vai aprender a falar sobre o futuro. Vamos estudar a conjugação de verbos no futuro e ver alguns exemplos de sentenças comuns.

Existem dois principais tempos verbais que são usados para falar sobre o futuro: o futuro imediato e o futuro do presente.

Por exemplo:

Eu vou viajar amanhã.

Eu viajarei amanhã.

O primeiro exemplo está no futuro imediato: “eu vou viajar amanhã”; e o segundo exemplo está no futuro do presente: “eu viajarei amanhã”. Estas duas sentenças tem o mesmo significado. Estes dois tempos verbais são perfeitamente aceitos no Brasil, mas o futuro imediato (eu vou viajar) é muito mais comum em língua falada. O futuro do presente (eu viajarei) soa muito formal.

Quando eu falo, eu misturo esses dois tempos verbais, mas normalmente eu uso uma linguagem um pouco mais formal que a média dos brasileiros. Se você prestar atenção a brasileiros conversando, você vai perceber que o futuro imediato é muito mais comum em conversação.

Vamos ver agora como conjugar estes dois tempos verbais.

O futuro imediato é formado pelo verbo “ir” no presente mais o verbo principal no infinitivo. Ou seja, você precisa apenas saber como conjugar o verbo “ir” no presente, e você saberá como conjugar todos os verbos no futuro. Muito fácil! Vamos ver alguns exemplos:

Eu vou viajar na próxima semana.

Você vai trabalhar amanhã?

Nós vamos encontrar os amigos mais tarde.

Eles vão comprar um carro no próximo ano.

Um detalhe importante: quando usamos o verbo “ir” no futuro imediato, usamos simplesmente o verbo “ir” no presente para expressar o futuro. Por exemplo:

Eu vou à academia todos dias (no presente).

Eu vou à academia amanhã (no futuro).

O futuro do presente é formado pelo verbo no infinitivo seguido da terminação adequada. Por exemplo (verbo viajar):

Eu viajarei amanhã.

Você viajará ao Brasil?

Nós viajaremos no verão.

Eles viajarão nas férias.

Existem apenas três verbos irregulares no futuro do presente: fazer, trazer e dizer.

Por exemplo:

Eu farei o almoço amanhã.

Eu trarei presentes do Brasil.

Eu direi a todos que você está aqui.

Pronto. Agora você já sabe como falar sobre o futuro. Vamos então passar ao dever de casa. Escreva um comentário abaixo usando o futuro. Responda à pergunta: O que você vai fazer no próximo fim de semana?

Por exemplo: No próximo fim de semana, eu vou jantar com meus amigos. E você? O que você vai fazer no próximo fim de semana?

Lembre se dar um like neste vídeo e de se se inscrever em meu canal! Todas as semanas, eu posto um novo vídeo com dicas de gramática, expressões e pronúncia do português brasileiro.

Até a próxima! Tchau, tchau!

*

 Speaking Brazilian Language School specializes in Brazilian Portuguese. We offer online courses for beginners and one-on-one classes for students of all levels. 

Aprenda o português do brasil. Learn Brazilian Portuguese. Aprende el portugués de Brasil. Apprenez le portugais du Brésil. Lerne Portugiesisch aus Brasilien. Impara il portoghese brasiliano.