Speaking Brazilian Podcast

Brazilian Portuguese Conversation Guide | Speaking Brazilian

January 23, 2019

Start learning Brazilian Portuguese today! New classes starting on February 4, 2019. Click the link below to add your name to the waiting list and be notified when enrollment begins: http://bit.ly/EssentialCourse

Read the entire transcription of this episode below. :)

Take advantage of all the free resources offered by Speaking Brazilian Language School:

Mini-course in pronunciation: http://bit.ly/sbminicourse

Weekly YouTube lessons: youtube.com/speakingbrazilian

Daily tips on Instagram: instagram.com/speaking.brazilian.school

Facebook page: facebook.com/speakingbrazilianschool

*

Transcription of the episode:

Olá. Eu sou a Virginia.

Você quer se tornar fluente em português sem precisar passar anos estudando gramática? Continue assistindo e eu vou lhe ensinar um método fácil e rápido para você conseguir conversar em português. Vamos lá?

Neste vídeo, você vai aprender como montar um script para que você consiga conversar em português imediatamente, sem precisar de anos de estudo. Eu vou guiá-lo passo a passo em como montar este script, e você pode adaptá-lo de acordo com o seu nível.

Antes de continuar, eu gostaria de dar um pequeno aviso. No final deste mês, eu vou abrir as inscrições para o meu novo curso de iniciantes e também vou abrir, pela primeira vez, as portas da Academia Speaking Brazilian para alunos de nível intermediário e avançado. Eu estou tão animada com meus novos cursos! Não vejo a hora de começar e eu não vejo a de ter você como meu aluno.

Se você quer aprender ou melhorar seu português em 2019, não perca a oportunidade de praticar seu português ao vivo comigo e de fazer parte de uma comunidade de estudantes de português. As inscrições para a minha escola estarão abertas apenas por 5 dias, do dia 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Clique no link abaixo deste vídeo para colocar seu nome na lista de espera e receber mais informações.

Muito bem. Agora vamos começar a falar sobre como montar um script para que você consiga conversar em português e aos poucos se tornar mais fluente.

O primeiro passo para montar o seu script é pensar nas suas conversas do dia a dia, em diferentes situações. Sobre o que você conversa normalmente na sua língua nativa? Pense em assuntos comuns que você normalmente fala com estranhos, com os seus amigos, ou com seus colegas de trabalho.

O próximo passo é escrever as perguntas mais comuns em conversas no dia a dia, e as respostas que você daria a estas perguntas.

Eu vou dar alguns exemplos de conversas básicas, de nível iniciante, mas é importante que você adapte o seu script ao seu nível.

Vamos pensar então nas perguntas mais comuns quando você conhece uma pessoa pela primeira vez. Como você conversaria com essa pessoa em português? Quais perguntas você faria? Por exemplo:

De onde você é? Onde você mora? O que você faz? O que gosta de fazer nas horas livres? O que não gosta de fazer? Qual é sua comida favorita? Qual é sua comida menos favorita?

Como você responderia a todas essas perguntas? Eu vou responder a cada uma destas perguntas e você pode usar as minhas respostas como modelo.

Meu nome é Virginia. Eu sou brasileira, mas eu moro nos Estados Unidos. Eu moro no Brooklyn, com meu marido e meu cachorrinho. Eu sou professora de português. Nas horas livres, eu gosto de assistir a filmes ou de passear com meu cachorro no parque. A minha comida favorita é a brasileira e minha comida menos favorita é qualquer coisa com carnes, porque eu sou vegetariana.   

Agora é a sua vez. Pegue papel e caneta e escreva a sua resposta a cada uma destas perguntas. Para praticar, escreva um comentário abaixo deste vídeo, respondendo a pelo menos uma das perguntas.

Agora, vamos pensar em perguntas comuns sobre a sua rotina. Quais perguntas você faria?

Por exemplo:

Como é a sua rotina? Normalmente, você acorda cedo ou tarde? Você trabalha todos os dias? Você cozinha todos os dias? Você vai à academia? O que você faz nos fins de semana?

Como você responderia a estas perguntas? Eu vou responder a cada uma destas perguntas e você pode usar a minhas respostas como modelo.

Normalmente, eu acordo cedo, levo meu cachorro para passear, tomo café da manhã e depois eu começo a trabalhar. Eu trabalho de segunda a sábado. Eu cozinho quase todos os dias. Eu vou à academia de escalada duas vezes por semana. Nos fins de semana, eu gosto de ir ao cinema e encontrar meus amigos.

Agora é a sua vez. Pegue papel e caneta e escreva as suas respostas a cada uma destas perguntas. Para praticar, escreva um comentário abaixo deste vídeo, respondendo a pelo menos uma das perguntas.

Lembre-se de adaptar este script à sua realidade. Escolha perguntas e respostas que normalmente você usa no seu dia a dia. Se você já tem nível intermediário ou avançado, monte o seu script com perguntas e respostas mais elaboradas.

O próximo passo é estudar bem este script até que você se sinta confortável para perguntar e responder estas perguntas. Eu recomendo duas maneiras de estudar o seu script:

Primeiro: imprima o script e leve no bolso com você para que possa estudar sempre que puder.

Segundo: use o aplicativo Anki para ajudá-lo a memorizar todas as perguntas e respostas. Eu sugiro que você faça um flashcard para cada pergunta. Se você ainda não conhece o aplicativo Anki, dá uma olhada no link que eu vou colocar abaixo deste vídeo. É um aplicativo excelente e gratuito.

Quando você sentir que este primeiro script já está bem assimilado e fácil de usar, escreva um novo script, com perguntas e repostas mais elaboradas. 

Então para resumir: nesta aula, você aprendeu a montar dois scripts para conversar sobre informações básicas sobre você, como se apresentar, como dizer de onde você é e onde você mora, como falar sobre a sua rotina e sobre coisas que gosta de fazer. Na próxima semana, eu vou ensinar mais dois scripts: um para falar sobre o passado e outro sobre o futuro.

Pronto! Agora é hora do dever de casa. Vamos usar os comentários para praticar o seu script. Faça um comentário com uma pergunta e sua resposta, e depois responda às perguntas das outras pessoas.

Lembre-se de dar um like neste vídeo e de se inscrever em meu canal. Todas as semanas, eu posto um novo vídeo com lições de português ou com dicas para ajuda-lo a aprender o português brasileiro.

E se você quer aprender ou melhorar seu português em 2019, não perca a oportunidade de se inscrever em meus novos cursos!

Eu tenho dois cursos começando no dia 4 de fevereiro, um para iniciantes e outro para alunos de nível intermediário ou avançado. As inscrições estarão abertas por apenas cinco dias, do dia 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Clique no link abaixo deste vídeo para colocar seu nome na lista de espera e receber mais informações.

Obrigada por assistir a este vídeo e até a próxima!

Tchau, tchau!

*

Speaking Brazilian Language School specializes in Brazilian Portuguese. We offer online courses for beginners and one-on-one classes for students of all levels. 

Aprenda o português do brasil. Learn Brazilian Portuguese. Aprende el portugués de Brasil. Apprenez le portugais du Brésil. Lerne Portugiesisch aus Brasilien. Impara il portoghese brasiliano.